Dicas para viver em Segurança com epilepsia

Quem tem epilepsia sabe muito bem que o medo pode ser um velho companheiro. Mas não deveria! Até mesmo porque como sempre digo, o estado emocional pode ser um gatilho para crises.

Então nada melhor do que se sentir seguro no dia a dia, não é? Separei 4 dicas que podem e devem ser aplicadas pelos pacientes. Olha só:

?Conte sobre sua condição: Pra muita gente não é fácil falar sobre o diagnóstico, porque nossa sociedade ainda tem muitos preconceitos e estigmas. Mas, ter pessoas de confiança para falar sobre seu diagnóstico é fundamental. Você não precisa se sentir sozinho! Conte para uma amiga do trabalho, um professor da faculdade, um amigo mais próximo do grupo da igreja.
Isso é importante para que, caso você tenha uma crise, alguém saiba exatamente o que está acontecendo e possa orientar os outros a como agir.

?Não fique sem sua medicação: Nada melhor para estar seguro do que estar fazendo seu tratamento correto. Então, por favor, não pare sua medicação! Se não estiver se sentindo bem com ela, avise seu médico. Mas tirar por conta, nunca.

?Não dirija se não puder: Se suas crises não estiverem controladas, não pegue o volante. Isso é muito sério e coloca a sua segurança e a de outras pessoas em risco. Use aplicativos, peça carona, reinvente sua rotina. Mas, só dirija se estiver em condições para isso.

?Organize sua rotina: Ter uma vida mais organizada ajuda muito o paciente a sentir-se no controle e seguro. Então, que tal pensar em como você pode fazer isso?
Pense nos horários que irá dormir e acordar para não ter privação de sono, organize seu trabalho para não ter excesso de cansaço, evite bebidas estimulantes e álcool e cuide das atividades que realiza.

Paciente consciente da sua condição e tratamento é paciente seguro!

?Uma dica extra é confiar no seu médico e seguir a risca as recomendações. Nada melhor do que sentir-se bem com quem está te ajudando.

Tem alguma outra dica para compartilhar? Conte nos comentários!

Dra. Elaine Keiko Fujisao⠀⠀⠀⠀⠀
Neurologista (RQE 19.410) e Neurofisiologista (20.216)⠀⠀⠀⠀⠀
?Agendamento de consultas e exames (43) 4141- 1334 ou WhatsApp para (43) 9 9959-0079

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com que esse conteúdo alcance mais pessoas como você!