Curso para técnicos em Eletroencefalograma
Oportunidade de carreira para Técnicos de Enfermagem
Um estudo publicado em setembro de 2021 na Revista Neurociências relacionou o aumento da expectativa de vida com a incidência de doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla. Além disso, os efeitos da pós-pandemia têm elevado os números de doenças neurológicas, aumentando a demanda por exames diagnósticos e tratamentos.
O que é eletroencefalograma?
O eletroencefalograma (EEG) é um exame complementar que avalia a atividade elétrica cerebral, suas variações e alterações.
Como o exame é realizado?
É realizado através de 25 eletrodos aplicados ao couro cabeludo do paciente, em locais predefinidos da cabeça para conseguir estudar a maior porção da superfície cerebral.
Os eletrodos são “colados” ao couro cabeludo com uma pasta condutora que permite que a diminuta atividade elétrica gerada pelo cérebro seja captada, ampliada, transformada em gráficos que, posteriormente, serão analisadas pelo médico neurofisiologista clínico.
Qual o papel do Técnico de Enfermagem durante o exame?
O técnico acompanha todo o exame, desde o acolhimento do paciente até a finalização do procedimento. Para tanto, deve estar habilitado a realizar exames com precisão e reconhecer ritmos cerebrais, assim como a correta utilização dos materiais necessários para realização do eletroencefalograma.
Qual a carga horária do curso?
O curso tem 40 horas de duração, sendo 08 horas teóricas (online) e 32 horas práticas presenciais no Edifício Square Garden, Av. Ayrton Senna da Silva, 1055 – Sala 1705, Londrina/PR.
Conteúdo programático
- Estruturas anatômicas, telencéfalo e funções dos lobos cerebrais
- Apresentação do EEG, organização da sala e anamnese
- Teoria do sistema 10-20
- Prática do sistema 10-20 com e sem fita métrica
- Ritmos cerebrais alfa, beta, teta e delta
- Principais atividades irritativas no EEG
- Sistema de posicionamento dos eletrodos
- Vídeo-eletroencefalograma (VEEG)